quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

[História] - Indígenas desaparecendo !

    Já parou pra perceber que hoje na escola, faculdade ou até mesmo nos grupos de conversa, falamos apenassobre a Europa e sua situação? Quer dizer onde ficam,os chamados, "índios"?  Não acham que já passou da hora de juntar forças e tomar coragem para assumir essa luta por eles e com eles, não por serem marginalizados ( estar á margem da sociedade), mas sim por qual motivo. 
  Na escola fala-se apenas em como o "índio" (nativo é o termo mais adequado) encontrava-se quando o europeu "descobriu" o Brasil e blá, blá, blá. Por que hoje não falamos em civilização, História, culturas e outros assuntos de tanta importância quanto o europeu? Por que hoje uma criança, em sala de aula, despreza o fato de ser descendente dos nativos ou simplesmente ignora ou ainda agride (verbal e fisicamente) seu colega de turma apenas pelo fato, de o mesmo, ter características ou for indígena? Não podemos mais exercer tais abusos e pedir paz, prosperidade, respeito, saúde... Como podemos nem nos importarmos com pessoas iguais a nós, claro não tem eletricidade, nem computador, muito menos televisão e não passam de uns bêbados. Não é isso que pensamos quando se trata dos "índios"?  Esse (pré-conceito) tem que ser reduzido até não sobrar um único ser capaz de ofender outro ser! 


     Eis uma das muitas indígenas brasileiras  



Agora umas explicações básicas:  

BÊBADOS? Antes de conhecer o europeu, os nativos utilizavam-se de ervas alucinógenas que serviam para um momento delicado como, por exemplo, uma cirurgia ou até mesmo uma forma de ligação em que pudessem entrar em contato com os mortos (seus entes queridos).

SELVAGENS? E quem disse que somos diferentes? Roubo, morte, corrupção, violência... Nossa somos bem civilizados né? Os nativos, ao contrário de nós, não ligam para dinheiro em abundância, não matam ninguém e nem "roubam" só por roubar. Eles apenas recuperam o que lhes foi tomado (e a força como sabemos), não só preservar a natureza mas cuidar da mesma é a única razão de vida dessas pessoas então por que invadir seu território, agredi-los e serem tidos como selvagens, no ato de sua defesa?? 


  PREGUIÇOSOS? Como você age num novo emprego? Num novo ambiente, cujo qual, todos para você são estranhos? 


    Dentre muitas das explicações temos aqui as principais e por que não fazer alguma coisa?! Caro leitor, pergunte a si mesmo se não sente alguma coisa ou pelo menos sede de justiça, para que sintas orgulho em dizer: "- Eu ajudei alguém que não precisava mas ainda sim estendi minhas mãos."   
   
                                                                  REFLITA •••                                                                               

2 comentários:

  1. Excelente post, Jéssica.
    É bom saber que há pela ''blogsfera'' pessoas com um olhar crítico não-agressivo.
    Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Querida Dani, muito obrigado.
    Essa é uma das milhares críticas construtivas
    que me ocorrem a todo momento em meus pensamentos.
    Realmente essa questão me incomoda demais e porque não fazer outras pessoas refletirem sobre o assunto, não é mesmo?
    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir