domingo, 30 de janeiro de 2011

Aquarismo... Peixe Betta

  Betta splendens, ou simplesmente betta, é um dos peixes mais populares do mundo. Esse peixe magnífico é resultado de uma mutação genética proporcionada pelo homem. O betta selvagem, encontrado na natureza, em nada lembra o peixe colorido e com caudas enormes e eriçadas que conhecemos.


                                                  
                                                         FORMA SELVAGEM


   

O betta tem comportamento extremamente agressivo com peixes de sua espécie, o que lhe confere o apelido de "peixe de briga". Ele tem de viver isolado de outros peixes. Algumas pessoas colocam esse tipo de peixe em rinhas onde é apostado dinheiro em brigas de betta. Geralmente, morrem os dois oponentes.
Seu habitat é sempre com pouca ou nenhuma movimentação na água, pouco oxigênio e sem obstáculos que o impeçam de ver outros machos oponentes. Por não precisar de equipamentos, o custo do betta e de sua manutenção é baixo. Esse peixe é extremamente resistente e pode viver vários anos, desde que seu dono tenha os cuidados adequados com sua alimentação e manutenção da água da beteira ou aquário.

                                   OS TIPOS DE PEIXE BETTA SÃO VARIADOS



         
Em geral as fêmeas são menos atraentes e por isso menos procuradas pelos aquaristas. 



 BETTA UNIMACULATTA  



BETTAS DE LINHAGEM: 

PLAKAT


 RED DRAGON 


                                            
                                                        BETTA AÇO 

                  
                         
                                             E ...........        FIM !  

 Bettas são bettas então qualquer doença que se manifeste aplique 16 gotas por litro do medicamento BettaFix.     
                                                          
   Fonte: www.aquabetta.com.br

2 comentários:

  1. Ola Prof ª. Jéssica.
    Confesso que não sou um grande conhecedor ou criador de peixes, mas desde criança(Tenho 35 Anos) sempre tive vontade de criar um peixinho.
    Neste mês de Abril resolvi comprar um. Não tinha a menor idéia de que peixe compraria. Entrei em uma loja próxima de casa olhei dentre as varias espécie que lá estava e resolvi comprar os dois únicos que estavam e em relação ao demais bem separados, mas eu não tinha a menor idéia por da separação. Os coloque dentro de um único aquário separados por um vidro, recebi uma seria de recomendações como deveria tratá-los e vim para casa. Desde então tenho ocupado parte do meu tempo em saber que peixinhos são estes.
    Agora sei um pouco sobre a espécie que se trata de um Betta. Não sei se é coincidência, mais os meus tem as cores iguais as cores desses dois primeiros, que por sinal são lindos.
    Já dei nomes aos dois: Um chama se “Encrenca”(de cor igual a do segundo), motivo: Sempre está próximo ao vidro provocando o outro. O segundo dei o nome de “moleza”(de cor igual a do primeiro), motivo: É sempre quitinho e não reage as provocações do Encrenca. Estou adorando os novos membros e já sonhando quem sabe o dia em que aparecer filhotinhos.
    Prof ª. Jéssica tenho perguntas:
    Como faço para deixar as nadadeiras e o rabo dos meus peixinhos bem desenvolvido como estes da foto?
    O “quietinho” sempre está cabisbaixo, não provoca o “Encrenca” em momento algum, pelo contrario, parece ter pavor, será que estar doente?
    Agradeço pela atenção e pelo blog.
    Muito Obrigado
    Antonio - gildogildo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Antonio, obrigado pelo comentário e desculpe a demora mas respondendo a sua pergunta.
    Para nadadeiras e rabo bem desenvolvido cuide bem dos seus peixes, se possível utilize nas trocas de água, use o Labcon Protect, um medicamento que diminui o estresse e forma um película que protege o corpo e preserva, assim, seu muco natural.
    Se possível, poste uma foto atual dele e descreva todos os seus comportamentos.
    Esses sites me ajudaram muito, vai gostar deles.
    www.aquabetta.com.br
    www.aquarionline.com.br
    www.bettabrasil.com.br

    Qualquer dúvida, escreva, responderei com satisfação.

    ResponderExcluir